COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus. A maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas leves a moderados. Em geral, são considerados grupos de risco para agravamento da COVID-19 os pacientes com obesidade, diabetes, hipertensão, doenças pulmonares, neoplasias, idade acima de 60 e abaixo de 5 anos.
Um estudo recente apresentado no Congresso Americano de Doenças do Fígado (The Liver Meeting – AASLD 2020) chamou atenção para as elevadas taxas de hospitalização, internações em unidades de terapia intensiva e óbitos por COVID-19 em pacientes com doença hepática crônica. Dentre o grupo de indivíduos com doença hepática, as principais condições relacionadas à mortalidade por COVID-19 foram a cirrose hepática descompensada, o câncer primário do fígado e a doença hepática relacionada ao uso de álcool.
Tendo em vista os resultados encontrados, os autores (Adeniji e cols.) recomendaram maior proteção aos pacientes com esses fatores de risco, facilitando seu acompanhamento por teleconsultas, sempre que possível. Também consideraram a prioridade de imunização desse grupo com maior risco, tão logo tenhamos uma vacina eficaz e segura.