Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial sistêmica, conhecida popularmente por pressão alta, é uma doença crônica que se manifesta através do aumento dos níveis de pressão sistólica acima de 140 mmHg e diastólica acima de 90 mmHg. É importante ressaltar que esses valores são tomados como base, mas podem diferir de acordo com particularidades de cada paciente.

O quadro clínico de hipertensão arterial costuma ser silencioso e normalmente só é possível identificar alguns sintomas como tontura, dor de cabeça, visão turva, quando os níveis pressóricos já estão muito elevados, caracterizando uma crise hipertensiva. A hipertensão é uma doença multifatorial e pode estar associada a sobrepeso e obesidade, sedentarismo, alimentação rica em sódio, consumo elevado de bebidas alcoólicas, além de fatores não modificáveis, como histórico familiar e envelhecimento.  

A Dra. Nathalie Carvalho Leite explica que é fundamental manter a pressão controlada a fim de evitar uma série de problemas de saúde, como insuficiência renal crônica, doenças cardiovasculares e aumento da chance de acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio. O tratamento deve se basear em redução de peso com dieta saudável e pobre em sal, prática regular de exercícios físicos, além da redução da ingestão de bebidas alcoólicas e interrupção do tabagismo.

O tratamento correto, incluindo uso de medicamentos quando necessário, reduz muito as chances de complicações e oferece ao paciente melhor qualidade de vida e muito mais segurança.

Compartilhe
× Agende sua consulta